29.4.09

Ao divino labirinto




POEMA DOS DONS
Graças quero dar ao divino
labirinto de efeitos e causas
pela diversidade das criaturas
que formam este singular universo,
pela razão, que não deixará de sonhar
com um plano para o labirinto,
pela face de Helena e a perseverança de Ulisses,
pelo amor, que nos deixa ver os outros
como os vê a divindade,
pelo firme diamante e água solta,
pela álgebra, palácio de precisos cristais,
pelas místicas moedas de Ângelo Silésio,
por Schopenhauer,
que talvez decifrou o universo,
pelo fulgor do fogo,
que nenhum ser humano pode olhar sem assombro antigo,
pelo mogno, o cedro, o sândalo,
pelo pão e o sal,
pelo mistério da rosa
que prodigaliza cor e não a vê,
por certas vésperas e dias de 1955,
pelos duros tropeiros que na planície fustigam os animais e a alva,
pela manhã em Montevidéu,
pela arte da amizade,
pelo último dia de Sócrates,
pelas palavras que no crepúsculo disseram
de uma cruz a outra cruz,
por aquele sonho do Islã que abarcou
mil e uma noites,
por aquele outro sonho do inferno,
da torre do fogo que purifica
e das esferas gloriosas,
por Swedenborg,
que conversava com os anjos nas ruas de Londres.
pelos rios secretos e imemoriais
que convergem em mim,
pelo idioma que, há séculos, falei em Nortúmbria,
pela espada e a harpa dos saxônios,
pelo mar, que é um deserto resplandecente
e uma cifra de coisas que não sabemos
e um epitáfio dos vikings,
pela música verbal da Inglaterra,
pela música verbal da Alemanha, pelo ouro que reluz nos versos,
pelo inverno épico,
pelo nome de um livro que não li: Gesta Dei per Francos,
por Verlaine, inocente como os pássaros,
pelos prismas de cristal e o peso de bronze,
pelas raias do tigre,
pelas altas torres de São Francisco e da ilha de Manhattan,
pela manhã no Texas,
por aquele sevilhano que redigiu a Epístola Moral
e cujo nome, como ele houvera preferido, ignoramos,
por Sêneca e Lucano de Córdoba,
que antes do espanhol escreveram
toda a literatura espanhola,
pelo geométrico e bizarro xadrez,
pela tartaruga de Zenão e o mapa de Royce,
pelo odor medicinal do eucalipto,
pela linguagem, que pode simular a sabedoria,
pelo esquecimento, que anula ou modifica o passado,
pelo hábito,
que nos repete e nos confirma como um espelho,
pela manhã, que nos proporciona a ilusão de um começo,
pela noite, sua treva e sua astronomia,
pelo valor e a felicidade dos outros,
pela pátria, sentida nos jasmins
ou numa velha espada,
por Whitmann e Francisco de Assis, que já escreveram o poema,
pelo fato de que o poema é inesgotável
e se confunde com a soma das criaturas
e jamais chegará ao último verso
e varia segundo os homens,
por Francisco Haslam, que pediu perdão aos filhos
por morrer tão devagar,
pelos minutos que precedem o sono,.
pelo sono e pela morte,
esses dois tesouros ocultos,
pelos íntimos dons que não enumero,
pela música, misteriosa forma do tempo.

Jorge Luis Borges
(tradução de Paulo Mendes Campos)

15.4.09

Suzan Boyle

Chorando antes das 9

Roberto Haruo mandou um email curto com o link deste vídeo de Susan Boyle, candidata do famoso programa de "calouros" Britain's got Talent. No corpo do email, uma frase final dizendo que havia rolado algumas lágrimas do lado de lá.
Cliquei para ver e antes de assistir, vi que o vídeo não estava habilitado para reprodução.
E comecei a assistir. Mal começou e eu já estava chorando.
Acho que todos nós vamos nos identificar com Susan em algum momento.
Por que?
Porque ela realiza a "grande virada" do ser humano, do herói que se prova, em segundos.
Ao entrar no palco, ela é uma derrotada. 47 anos, feia, gorduchinha. A fera da bela. O pato feio. O júri faz caras. A platéia, torce o nariz. Todos a desprezam e estão contra ela.
Ela diz que quer ser cantora profissional e quer ser como Helen Elaine Page*. Ela canta "I dream the dream" from Les Misérables.
E a canção começa.
E ao abrir a boca os anjos começam a sair de sua garganta, aos milhares, e enchem o salão com sua música celestial. E a feiura de Susan derrete no ar diante de nossos olhos. Temos vontade de ajoelhar, de pedir perdão pelo julgamento precipitado, como o júri faz em seguida.
A emoção é forte, porque há uma Susan dentro de nós, querendo provar sua beleza invisível.
Eu sou assim e por isso estou aqui, chorando de camisola, como uma boba.
Acho que todos somos, até as pessoas mais bonitas e incompreendidas.
A luta é essa, a de achar uma oportunidade de soltar e mostrar o que de bom nós temos.

Agora vai lá, pegue o lencinho e assista.
O vídeo com áudio bom não tem permissão para ser "embedded" e a versão no Vimeo não tem a introducão necessária.

Som na caixa e bom espetáculo. Um tapa na cara desse mundo que nos julga pela aparência.
Obrigada, Ricardo.

http://www.youtube.com/watch?v=RxPZh4AnWyk

*-obrigada, gente!

Obrigada também pela dica do Dailymotion, que tem o embed:


Susan Boyle on Britain Got Talent
Enviado por dwarthy

texto: Rosana Herman
http://queridoleitor.zip.net/

11.4.09

Madrid ya no es "provinciana"

Un reportaje del periódico 'The New York Times' asegura que, tras años convertida en un gigantesco solar en construcción, la capital de España ha recuperado su humanidad

ELENA G. SEVILLANO - Madrid - 10/04/2009




Madrid ya no es "provinciana". Ni la "hermana aletargada" de Barcelona. Ahora la capital -sí, sí, esa en la que pierden ustedes media hora diaria en atascos, la que tiene un parque de bicicletas irrisorio, la de las calles con aceras estrechas y las zanjas por doquier- es "una ciudad para paseantes". Lo dice The New York Times en la primera frase de un reportaje publicado el 8 de marzo dentro de una serie de miniguías de viaje para descubrir ciudades en un fin de semana. Pero Madrid, sigue la autora del artículo, Elaine Sciolino, no siempre ha sido tan idílica. Ni su alcalde un enamorado de los paseos. Durante los últimos cinco años, Gallardón ha convertido la ciudad en un "gigantesco espacio en construcción", dice la periodista. Y si esa obra perenne, ese "lavado de cara", ha quedado en suspenso, no es porque el regidor haya querido dar tregua al sufrido madrileño, sino por "la recesión y el final del boom inmobiliario".

La última vez que el diario neoyorquino dedicó a Madrid uno de los reportajes-guía titulados 36 hours in..., hace más de dos años, fue para calificarla de "hermana aletargada y provinciana de Barcelona". Esta vez no hay comparaciones. La ciudad aparece retratada como una capital interesada en el arte más vanguardista -el artículo recomienda una visita a Matadero Madrid-, monumental -la cúpula de San Francisco el Grande es mayor que la de la catedral de Saint Paul de Londres, afirma- y donde se come bien y se hacen buenas compras.

"Madrid siempre ha tenido muchísimo que ofrecer", dice Victoria Burnett, periodista de 39 años de The New York Times en Madrid desde hace dos años y cicerone de Sciolino, que vive en París. "Creo que aquel artículo se refería a la percepción que tenía mucha gente de que la ciudad pasaba inadvertida y todos los turistas iban a Barcelona o a las costas. Pero Madrid ha cambiado mucho su perfil".

Tanto que en este reportaje ya no aparece ninguno de los tópicos del anterior, como que "los madrileños creen que la noche es la parte más importante del día". Ahora, dice Burnett, han tratado de recomendar visitas a "lugares menos obvios, que no salen en las guías" y huir de "esos restaurantes cerca de Sol que son para turistas".

Nada que ver, por ejemplo, con El Mollete, una taberna con solera donde Tomás Blanco, el dueño, se sienta a tu lado a leerte las tapas del día. "No sé por qué vinieron. No somos tan conocidos", se extraña. En sólo una semana se presentaron en su local, una antigua carbonería en la calle de la Bola, dos docenas de clientes americanos. "Algunos llevaban el recorte en la mano". Huevos rotos, molletes, croquetas... Cena por menos de 20 euros por cabeza; menú a 10. "Nos han llamado mucho del Palace. Son buenos clientes. Se comen lo que les pones. Qué remedio, aquí no sabemos inglés".

"Tenemos reservas desde Estados Unidos para dentro de dos meses", cuenta Juan Carlos Ramos, chef y propietario del restaurante La Gastroteca de Santiago. Y muchos clientes madrileños que también leyeron la recomendación del NYT. "Pensamos que iba a tener más repercusión fuera que aquí". El texto asegura que Ramos "hace magia" en su cocina y avisa: "Los turistas todavía no lo han descubierto".

Además de comer, en Madrid hay que pasear. Mejor prescindir de las arcadas de la plaza Mayor -"llenas de imanes de nevera con bailaoras de flamenco"- y dirigirse a la plaza de la Paja, al jardín del Príncipe de Anglona o al Museo de los Orígenes-Casa de San Isidro (plaza de San Andrés, 2). Y mejor también obviar el parque del Retiro para acercarse al Real Jardín Botánico. Allí "no te abordarán los perros (no están permitidos)", "no tendrás que vigilar el bolso" y "la entrada cuesta dos euros, así que nunca está lleno".

El Museo del Prado sigue siendo visita obligada. Pero hay más que "grecos, velázquez, goyas y boscos": la nueva cafetería es ideal para "tomarse un cortado", la ampliación merece una visita, y no hay que perderse el Cristo muerto sostenido por un ángel, de Antonello da Messina, o los paisajes de Patinir. "Pudimos preguntar a los conservadores por sus obras favoritas y menos conocidas. Fue un lujo", comenta Burnett.

En lugar de Serrano y alrededores, el NYT recomienda ir de tiendas por la calle del Almirante. Postales en Almirante 23, ropa en Laura Caicoya y alpargatas fashion en Castañer. Y por la noche, una copa en la coctelería de Fernando del Diego o en el Café Central, donde "todos parecen ser el tipo de gente que te gustaría conocer, aunque algunos fumen". Y para "flamenco sin adornos", el Cardamomo, un lugar en el que el baile es "crudo, sudoroso y divertido". Y donde "dos percusionistas se sientan en cajas de madera que también sirven como instrumentos".

"La humanidad de la ciudad se ha restablecido", dice la crónica a propósito de las obras que Gallardón ha tenido que abandonar. "Hace un par de años era terrible", recuerda Burnett. "En todas las aceras ponían cables de banda ancha. ¿Y el ruido? Era increíble. En cada portal había alguien haciendo reformas". ¿Madrid para paseantes? Nadie lo diría ahora que media plaza de Ópera está levantada, la calle de Fuencarral llena de zanjas y la Puerta del Sol vallada y patas arriba. El dinero del plan Zapatero acaba de devolver las obras al centro de Madrid. "Bueno, sí, quizá si escribiéramos ahora el reportaje habría que cambiar eso...".

http://www.elpais.com/articulo/madrid/Madrid/provinciana/elpepucul/20090410elpmad_1/Tes

10.4.09

Rumba franco-belga


Candidato a cult em temporada de Oscar

Desde o início dos anos 90, o belga Dominique Abel e a canadense Fiona Gordon trabalham em parceria atrás e à frente das câmeras. Hoje, moram juntos em Bruxelas e estão no segundo longa-metragem, o delicioso Rumba, feito com o amigo Bruno Romy. Trata-se de uma comédia nonsense sobre a trajetória de Dom e Fiona, interpretados pelo casal de realizadores. Ela é professora de inglês e ele dá aulas de educação física para crianças. Apaixonados pelos ritmos latinos, participam de concursos de dança pela França. Mas um acidente de carro põe a dupla de molho. Fiona perde uma perna e Dom, a memória. Começam aí divertidas e silenciosas sequências de humor negro que remetem ao cinema de Jacques Tati. Com paleta de cores fortes e enxuta na duração, a fita tem ingredientes para tornar-se cult e corre por fora em circuito forrado de atrações do Oscar.

Rumba, de Dominique Abel, Fiona Gordon e Bruno Romy (Rumba, França/Bélgica, 2008, 77min). 10 anos.

por Miguel Barbieri Jr.

http://vejasaopaulo.abril.com.br/

2.4.09

Quando a gente acha que já viu (e ouviu) tudo





Encontrei esse vídeo da Nina Simone cantando "Feelings" no Festival de Montreux de 1976. O vídeo, seguido do post abaixo, está no blog da Rosana Herman, Querido Leitor:

Um processo foi deflagrado, sem querer. Assim que recebi o email com as fotos do "lugar não identificado", pesquisei, fiz o post e saímos todos a procura do lugar. Em questão de minutos, uma nova proposta surgiu em minha caixa postal, com outro pedido de explicação. Desta vez, sobre um vídeo de Nina Simone, cantando "Feelings" em Montreux, no longínquo ano de 1976.

A dúvida é da Beatriz, que diz não entender inglês bem o suficiente para compreender a intenção de Nina, intepretada como uma atitude 'estranha'. São dez minutos impactantes de uma espécie de manifesto musical, um protesto interpretada, contra a produçco de músicas ruins e das circunstâncias que levam à criação de uma música ruim, no caso, "Feelings".

Por causa desse pedido da Beatriz, fiquei longe do blog, pesquisando e procurando informações. Conto com os especialistas para enriquecerem este post através dos comentários. A partir do que encontrei, eis minha interpretação:

- "Feelings", composta, cantada e lançada pelo brasileiro Maurício Alberto Kaisermann, aka Morris Albert, em 1975, é uma dos mais bem sucedidos absurdos musicais da indústria fonográfica, um sucesso de alcance mundial que prova que popularidade e qualidade podem ser inversamente proporcionais. A melodia, que todos nós conhecemos e cantamos, é um plágio da cancão "Pour Toi"(1958) de Loulou Gasté, compositor francês que processou Morris Albert em 1981, com sucesso, recebendo 88% de todos os royalties gerados pela "obra".

Mesmo tendo sido gravada por grandes nomes como Ella Fitzgerald, Nina Simone, Frank Sinatra, Engelbert Humperdinck, Julio Iglesias, Shirley Bassey, Glen Campbell, Sarah Vaughan, Sergey Penkin e Johnny Mathis (tudo na Wikipedia),"Feelings" tem sido alvo de paródias e ridicularizações, sendo considerada como um expoente da falta de qualidade dos anos 70. A música aparece em muitas listas como "pior canção de todos os tempos" e foi incluída na Rhino Records compilation album '70s Party Killers. Em outras palavras, é uma canção pra acabar com qualquer festa.

A favor de Kaisermann, no entanto, estão os números: o single vendeu mais de 150 milhões de unidades em mais de 50 países e recebeu 4 indicações ao Grammy em 1976.

Diante de tudo isso, fico com a sensação de que muitos artistas devem ter sido obrigados a gravar essa pérola para satisfazer um mercado ávido por bobagens, monstro voraz esse que só cresceu nas últimas décadas em todos os segmentos da mídia. Talvez, e é só um talvez, Nina Simone tenha aproveitado o clima livre do Festival de Jazz de Montreux, na plenitude dos anos 70, para mostrar seu repúdio contra o sucesso robotizado, imposto, falso, vazio e sem nexo, de uma canção ícone de uma arte massificada e totalmente fake.

Poucas pessoas teriam o peito, a garra, a coragem e a competência para fazer o que ela fez, registrado nesse vídeo. São dez minutos de coragem que muita gente não vai ter durante uma vida, nem somando todos os segundos de honestidade e originalidade juntos.

Comentário de um leitor do Querido Leitor:

Isso é Jazz!! improvisação e versatilidade...creio que os duvidosos não conhecem a essência do jazz.
Nina tinha a mania de no meio de uma música conversar com seu público...tipo, se a música era romântica,
ela perguntava ´´você é amada (o)?´´..coisas assim...ficava segundos calada, só olhando a platéia, como se não estivesse no show...improvisava, protestava...e falava algo do nada, que ninguém entendia muito bem...como se reclamasse pra si ... Essa era a Nina Simone...exatamente como está no vídeo. O Festival de Montreux era assim, longos solos, música de 2 que se transformam em 20 minutos, protestos... terreno livre da música.. Pelo que entendi, primeiro ela finge ou percebe que esqueceu a frase ´´Trying to forget my``......diz que ´´ninguém jamais deveria escrever uma cançãp como essa´'que não acredita nas condições e situação que é feita uma canção daquelas...mas isso dando uma bronca porque o publico elitizado não canta a música com ela...depois solta algo como´´vamos, aplaudam, isso é pra vcs!!!!´´ ...Depois ela muda a letra mas em relação ao que sente....dá a sua intepretação pra música...tira a música do sentido romântico de amor homem/mulher e eleva a um contexto geral...é musica, interpretação pra ouvir, sentir, fazer uma reflexão de tudo o que somos e sentimos... o sentimento de que ela fala é o nosso em relação à outras pessoas...da dificuldade das pessoas entenderem a situação de cada um, da falta de amor...fala até mesmo do preconceito que tem da música, por ser sul-americano e conseguir tamanho sucesso... achei até um elogio...é como ouvir uma música linda e perguntarmos..´´como esse cara fez essa música e ninguém ouve?´´..acho que é mais ou menos por ai...no meio da música ela fala algo como se fosse ´´ vamos, deixem a sua alma seguir macio´´... o resto é jazz