2.1.15

Olive Kitteridge



A dica foi da Joailce Azevedo. .
Corri atrás e encontrei os 4 episódios da minissérie "Olive Kitteridge" no Now da Net . Não consegui mais parar de ver. Qualquer coisa com Frances McDormand eu vejo. E como ela não é de fazer "qualquer coisa"...
McDormand interpreta Olive Kitteridge, uma professora de matemática numa cidadezinha no Maine. Olive é uma mulher dura, antipática, extremamennte inteligente, implacável com ela mesma e o resto do mundo. E profundamente humana. Uma personagem complexa que não suscita nenhuma empatia, refinadamente construída na interpretação de Frances McDormand, uma das produtoras da minissérie.
O roteiro é muito bom, baseado no romance do mesmo nome, de Elizabeth Strout, vencedor do Pullitzer de ficção em 2008. Além de McDormand, a minissérie conta com Richard Jenkins, Bill Murray e Peter Mullan, três atores da melhor qualidade. Jenkins me impressiona sempre, desde que o vi fazendo Nathaniel, o patriarca da família de Six Feet Under. Mullan faz parte da fina flor dos atores e diretores de cinema do Reino Unido. Ganhou o Leão de Ouro por The Magdalene Sisters, um filme que toca nas feridas da Igreja Católica na Irlanda. E Bill Murray é Bill Murray. Junte tudo isso e uma fotografia de primeira sob a direção cuidadosa de Lisa Cholodenko e temos mais um exemplo de "cinema" para a TV de alta qualidade. Vale conferir. Aos incautos: é "cinema" para adultos.