Quase ninguém fala muito dele, talvez pelo predomínio absoluto da voz feminina no Brasil e a ideia de canto masculino moldado sob a referência absoluta de João Gilberto. Talvez por isso, a voz masculina do cantor/intérprete esteja há décadas em segundo plano na música brasileira. Tirando Emílio Santiago,Ney Matogrosso e alguns cantores que não desistem, a voz masculina na chamada MPB segue periférica. Isso tudo, só porque lembrei de Eduardo Conde que, mais do que um virtuoso cantor, foi um maravilhoso intérprete, lindo no palco, dramático, camaleônico e com uma presença cênica fantástica. Nessa interpretação de Retrato Cantado (uma das músicas mais teatrais da MPB), de Aldir e Marcio Proença, ele é visceral.... arrasa ... Eu adoro isso e esse foi meu fundo musical em certa parte da minha vida (mas sempre com Eduardo Conde)
24.11.13
Eduardo e tantos mais
Quase ninguém fala muito dele, talvez pelo predomínio absoluto da voz feminina no Brasil e a ideia de canto masculino moldado sob a referência absoluta de João Gilberto. Talvez por isso, a voz masculina do cantor/intérprete esteja há décadas em segundo plano na música brasileira. Tirando Emílio Santiago,Ney Matogrosso e alguns cantores que não desistem, a voz masculina na chamada MPB segue periférica. Isso tudo, só porque lembrei de Eduardo Conde que, mais do que um virtuoso cantor, foi um maravilhoso intérprete, lindo no palco, dramático, camaleônico e com uma presença cênica fantástica. Nessa interpretação de Retrato Cantado (uma das músicas mais teatrais da MPB), de Aldir e Marcio Proença, ele é visceral.... arrasa ... Eu adoro isso e esse foi meu fundo musical em certa parte da minha vida (mas sempre com Eduardo Conde)